sábado, 28 de novembro de 2009

Avó e os netos

Ontem ao fim do dia, como faço todos os dias liguei para a minha mãe para dizer que já tinhamos saído do escritório:
- Estou?
- Estou, mãe, sou eu - responde a F.
- A avó?
- Está ali a pegar-se com o A.
- Porquê?
- A avó quer ver o "Nós por cá" e o mano quer ver o Wrestling.
- Então e tu não consegues pôr aí ordem nisso?
- O A. já pôs.
- Então?
- Estão os dois a ver o Wrestling!
Ri-me:
- Está bem, filha, então diz á avó que já vamos a caminho.

Conversas com A....

- Chiii...- fiz eu, de joelhos ao pé da banheira a dar banho ao A., enquanto ao mesmo tempo me encolhi um pouco.
- Parece que estás grávida - disse A.
- Parece o quê?
- Que estás grávida, estás a sempre a queixares-te que te doi a barriga.
Pensei um pouco e não me lembro nunca de me ter queixado da barriga ao pé dele e mesmo agora só me encolhi um pouco, mas já agora aproveitando a deixa...
- E tu gostavas de ter outra mana ou mano?
- Não!!!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sabores da gravidez

Quando estava grávida da F. o meu pequeno almoço era invariavelmente um café e uma madalena, a pontos do empregado do café nos dizer: "Se for menina vai-se chamar Madalena."
Quando estava grávida do A. chegava a comer uma tablete de chocolate preto numa tarde ou então gelados super-maxi, o Engenheiro que trabalhava connosco dizia: " Parece impossível uma mãe tão nova a empaturrar-se de chocolate!"

terça-feira, 17 de novembro de 2009

F. e as suas vitórias...

Talvez por ser tão parecida comigo as vitórias da minha filha são um pouco vividas como se fossem minhas.
No sábado enquanto o treino do irmão decorria num local diferente do habitual a F. praticava vários desportos, fiquei orgulhosa da minha menina estar a jogar "Bocia" com pessoas em cadeiras de rodas, com toda a naturalidade e esforçando-se para ganhar, (o que para mim quis dizer que ela não olhava para aquelas pessoas como diferentes ou com pena), depois enquanto eu via mais um pouco do treino do irmão vem o pai ter comigo para levar a máquina fotográfica porque a Filipa ia fazer escalada e rappel. Ela que é uma "cagufa" (tal como eu) fazer escalada e descer por uma corda?!!! Tive que ir ver a sua pequena vitória.
Não lhe foi fácil fazer escalada e muitas vezes o pobre rapaz que tinha a corda que a segurava tinha que lhe dar um "incentivo" (leia-se puxão), mas lá conseguiu e depois de descer lá vinha ela com aquele sorriso que lhe faz duas covinhas no rosto muito satisfeita por esta vitória.

A. e o futebol...

A. com dores de ouvido em casa, eu pergunto (hoje, terça-feira à hora de almoço):
- Amanhã já vais à escola?
- Amanhã já vou.
- Mas amanhã não há treino de futebol (desculpa para ele não fazer o treino à noite e apanhar frio e poder piorar), os campos ficaram alagados com a chuva.
- Então amanhã fico em casa, ainda doi um bocadinho.
Já na 2ª feira me tinha perguntado se 4ª feira ia à escola, terça-feira que era o dia a seguir não interessava.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A. e o futebol III...

E dia 05 de Novembro foi a estreia do A. num campo de futebol, do Sporting, claro!!!
Tudo se despoletou porque, onde o A. joga futebol, ofereceram 1 bilhete para criança grátis, tendo ele ficado logo muito entusiasmado, entretanto aqui no escritório há um advogado cuja mulher na empresa onde trabalha tem direito a bilhetes para o Camarote ou bilhetes VIP. O meu mais que tudo pediu se conseguia arranjar e ele arranjou logo 4, para os pais, o A. e a F.
Assim, 5ª feira lá fui eu buscá-los à escola, passámos por casa para mudar de roupa e lancharem e aí viemos nós buscar o pai ao trabalho.
Chegámos com quase 1/2 hora de antecedência e embora estes não fossem bilhetes de Camarote eram VIP pelo que tivemos direito a ir provar a ementa do self-service, o A. não quis comer nada, só bebeu um sumo e o pai teve que se apressar a acabar de comer para ir com ele para as bancadas, estava impaciente...
Eu fiquei com a F. ainda a acabar, ela que por sinal até é do Benfica e só liga o futebol o suficente para se fazer notada.
O jogo começou e o relato ao vivo também, mas com muito mais graça por ser feito por um puto de 5 anos: "Corre Miguel!!!" "Passa, passa!!!" "Iiiiii!!!" "Olha, aquele gajo!!!
- A. que linguagem é essa?!!!
- Oh, mãe é da equipa dos outros. (Como se isso fosse justificação!!!)
O jogo foi sofrido Sporting - 1-1 - Ventspils na 1ª parte, mas valeu a pena ver o entusiasmo, a garra, o "sofrimento" daquele miúdo!!!

F. e o dia das bruxas III

Vinha eu domingo, dia 1, com a F. da equitação, e vinha ela a "melgar-me"que queria ir pedir às portas: "Doces ou travessuras" e eu a desculpar-me que estava cansada para ir com ela e que de qualquer maneira já eram quase horas de almoço.
Chegámos a casa e estava uma menina, mais nova que ela, a tocar à nossa porta com a mãe atrás. Começa a mãe a dizer que ela quer ir pedir o Pão por Deus mas que como é muito sózinha, não tem amiguinhos ali perto, e envergonhada não quer ir sózinha e se eu deixava a minha F. ir com ela.
Acabei por ceder, afinal a F. queria tanto, dei-lhes instruções para só darem a volta ao quarteirão ali à volta terem muito cuidado a atravessar as ruas e ainda pus o meu telemóvel no bolso das calças de equitação e lá começaram elas a descer a rua. O pai que entretanto estava em casa com o A. achou que era uma boa altura para ir despejar o lixo e ficou a vê-las até desaparecerem na curva ao fim da rua. Esperámos uns minutos, talvez 5, ou 10, e achámos que já tinha passado muito tempo assim fui rua acima ter com elas. Como não as ví logo o meu coração parou, mas logo a seguir que alívio ali estavam elas à porta de uma das casas. Salvaguardei as devidas distâncias e ainda atravessei com elas a rua para irem à mercearia do outro lado da rua e trouxe as duas sãs e salvas, cada uma para sua casa, se bem que a F. achasse logo que a amiga que tinha acabado de conhecer ía lá almoçar em casa.
Estava muito entusiasmada a minha F., além de doces tinham ganho pacotes de leite, tangerinas e até dinheiro de uma senhora que não tinha nada para lhes dar e que lhes deu uma moeda de Euro e mais uma de 20 centimos e ainda mais uma de 10...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O mais que tudo III

E ontem o mais que tudo completou 40 aninhos!!!
Agora sim, já posso dizer que ando com um quarentão, não digo é que estou quase a chegar lá também.
Que esta nova etapa te traga tudo o que mais desejares, desde que seja ao pé de mim, claro!!! E que o nosso sonho pelo qual estamos agora a lutar se realize!!! E acima de tudo PAZ!!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A. F. e o dia das bruxas II...

E o vencedor foi ... o A.!!!
Estava todo orgulhoso o A. com a sua medalha do 1º prémio, tinha ficado empatado com o M. mas a Ana, a educadora, desempatou a favor do A. porque o chapéu do M. tinha sido comprado.
- E tu F.? - perguntei
- Eu não tive nenhum voto, mas houve outros que também não tiveram nenhum voto - e isso confortou a sua alminha "perfeccionista".