Aconteceu hoje:
"Ficha de avaliação trimestral - 3º periodo
Salinha verde - pré-escolar
Área de Formação Pessoal e social:
- Trabalhar em equipa - adquirido
- Ser solidário- adquirido
- Dar opinião critica justificando- adquirido
- Resolver com autonomia problemas com outras crianças - em aquisição
- Interagir com crianças de outros grupos- adquirido
- Colaborar na organização da sala- adquirido
- Conhecer as suas capacidades e dificuldades - em aquisição
- Revelar auto-estima positiva - em aquisição
- Encontrar estratégias para ultrapassar as dificuldades - em aquisição
- Revelar sentido de justiça próprio- adquirido
- Aplicar valores sociais e morais- adquirido
- Atribuir valores a comportamentos seus e dos outros- adquirido
Obs: O Pedro apesar de ter cumprido com alguns dos objectivos continua ainda a revelar algumas dificuldades nesta área.
Área de Expressão e Comunicação:
- Dominio da Expressão Plástica:
- Organizar a representação gráfica (no espaço, na lateralidade e proporção) - em aquisição
- Recorrer a diferentes técnicas de expressão plástica- adquirido
- Representar atendendo à realidade (pintura, modelagem, desenho)- adquirido
- Expressar-se criativamente - em aquisição
- Utilizar nas suas composições plásticas elementos de comunicação visual (diferentes cores, formas, texturas linhas)- adquirido
- Emitir juizos sobre os seus trabalhos e o que observa justificando-se - adquirido
- Dominio da Expressão Motora:
- Realizar movimentos minuciosos de destreza manual (dobragens, recortes curvos e obliquos) - em aquisição
- Deslocar-se num espaço limitado - adquirido
- Praticar uma postura corporal correta - adquirido
- Realizar jogos cumprindo regras complexas - adquirido
- Distinguir esquerda/direita (em si, nos objetos, nos outros e no espaço) - adquirido
Obs: O Pedro realiza as atividades propostas mas revela algumas dificuldades ao nível da coordenação motora (Prof. Artur).
- Dominio da Expressão Dramática:
- Aperceber-se da diferença entre ator/personagem, realidade /ficção - adquirido
- Dramatizar ajustando-se aos personagens, aos colegas - adquirido
- Sair do seu papel para dar instruções e voltar ao seu papel - adquirido
- Discutir e expor ideias para desafios criativos - adquirido
- Planear, deseb«nvolver e avaliar projetos de teatro - adquirido
- Reconhecer a actividade dramática como prática artistica - adquirido
- Nomear funções, actividades e profissões ligadas ao teatro - adquirido
- Criar textos - adquirido
- Dominio da Expressão Musical:
- Alargar a sua cultura musical - adquirido
- Explorar a musicalidade das palavras - adquirido
- Reproduzir compassos diferentes - adquirido
Obs: O Pedro participa com entusiasmo nas aulas e realiza as atividades propostas (Prof. Zé).
- Dominio da Dança:
- Movimentar-se de acordo com a música e instruções dadas - adquirido
- Explorar as suas capacidades criativas - adquirido
- Movimentar-se com um par - adquirido
Obs: Esta é uma das áreas de eleição do nosso Pedro não revelando quaisquer dificuldades e onde adquiriu facilmente todos os itens propostos. A única exceção diz respeito ao desenvolvimento da motricidade fina que ainda se encontra em desenvolvimento.
- Dominio da Linguagem oral e Abordagem à escrita:
- Usar vocabulário adequado - adquirido
- Usar onde, quando, porquê, quem, o quê, com quem, na construção de frases - adquirido
- Formar vários tipos de frases (interrogativa, afirmativa, negativa) - adquirido
- Distinguir palavras de letras - adquirido
- Escrever o seu nome e algumas palavras - adquirido
- Encontrar palavras a partir de silabas pronunciadas - adquirido
- Descobrir palavras com a mesma sonoridade no início e no fim - adquirido
- Isolar e contar palavras em frases - adquirido
- Distinguir minúsculas de maiúsculas - adquirido
Obs: Sendo esta também uma das áreas de eleição do Pedro, ele não revela quaisquer dificuldades e atingiu os objetivos porpostos.
- Dominio da Matemática:
- Agrupar e ordenar objetos por ordem crescente/decrescente - adquirido
- Identificar semelhanças e diferenças justificando - adquirido
- Reconhecer a quantidade/número de elementos de um conjunto - adquirido
- Identificar as principais formas geométricas independentemente da posição ou tamanho - adquirido
- Identificar, comparare construir modelos e padrões - adquirido
- Apropriar-se da noção do desenrolar do tempo (antes, depois, sequencia diaria, semanal, mensal e o que faz a uma determinada hora) - adquirido
- Compreender o funcionamento das operações adição e subtração - adquirido
- registrar e interpretar tabelas, gráficos e pictograma - adquirido
- Estabelecer a correspondência entre quantidade e número 10 - adquirido
- Pensar e comparar pesos / medidas - adquirido
- Realizar medições - adquirido
Obs: O Pedro atingiu os objetivos propostos para esta área sem dificuldade, embora continue a demonstrar alguma dificuldade nos raciocinios.
- Área de Conhecimento do Mundo:
- Utilizar noções espaciais - adquirido
- Diferenciar noções temporais (estações e meses) - adquirido
- Interpretar mapas (terra) - adquirido
- Selecionar informações com autonomia - adquirido
- Formular questões, levantar hipóteses - adquirido
- Sistematizar os conhecimentos - adquirido
- Identificar a origem dos produtos (animal, vegetal...) - adquirido
- Distinguir os estados fisicos (sólido, liquido, gasoso) - adquirido
- Conhecer os orgãos do corpo humano - adquirido
- Identificar-se, nome completo, idade, nome dos pais - adquirido
- Identificar necessidades do ser humano (fisiológicas, sociais, segurança) - adquirido
- Saber a diferença entre realidade e ficção - adquirido
- Antecipar acções para o futuro - adquirido
- Perceber informações sobre o seu passado /do país / da localidade - adquirido
- Transmitir os seus conhecimentos - adquirido
- Reconhecer a necvessidade de separtar residuos domésticos - adquirido
- Nomear algumas práticas de preservação ambiental - adquirido
Obs: O Pedro é um menino curioso e isso é favorável à sua aprendizagem.
Observações gerais: O nosso Pedro é um menino alegre, extrovertido e participativo. Realiza todas as tarefas com gosto. Revala alguma dificuldade em controlar o entusiasmo e o tom de vaz, o que por vezes o prejudica. Gosta de assumir a posição de lider, o que por vezes gera alguns conflitos com os amigos. O Pedro evoluiu a todos os níveis este ano letivo. Parabéns! Foi um prazer trabalhar convosco e com ele. Boas férias e até breve.
Inglês: O Pedro A. revela grandes capacidades de aprendizagem, é muito participativo, atento, trabalhador e empenhado na realização de todas as actividades propostas (Prof. Paula).
A Educadora
Ana Teodoro"
Conversa:
Eu sobre a avaliação a expressão Dramática:
" - Não quero outro artista na familia já lá tenho a Filipa!!!"
Educadora:
" - Não duvide!!! Não o tem visto nas peças da escola?!!!"
...
Conversa:
Eu sobre a avaliação a expressão Dramática:
" - Não quero outro artista na familia já lá tenho a Filipa!!!"
Educadora:
" - Não duvide!!! Não o tem visto nas peças da escola?!!!"
...
Sem comentários:
Enviar um comentário