quinta-feira, 14 de julho de 2016

Reunião do P....

Aconteceu hoje:

"Ficha de avaliação trimestral - 3º periodo
Salinha verde - pré-escolar

Área de Formação Pessoal e social: 
  • Trabalhar em equipa - adquirido
  • Ser solidário- adquirido 
  • Dar opinião critica justificando- adquirido
  • Resolver com autonomia problemas com outras crianças - em aquisição
  • Interagir com crianças de outros grupos- adquirido
  • Colaborar na organização da sala- adquirido
  • Conhecer as suas capacidades e dificuldades - em aquisição
  • Revelar auto-estima positiva - em aquisição
  • Encontrar estratégias para ultrapassar as dificuldades - em aquisição
  • Revelar sentido de justiça próprio- adquirido
  • Aplicar valores sociais e morais- adquirido
  • Atribuir valores a comportamentos seus e dos outros- adquirido
Obs: O Pedro apesar de ter cumprido com alguns dos objectivos continua ainda a revelar algumas dificuldades nesta área.


Área de Expressão e Comunicação:

 - Dominio da Expressão Plástica: 
  • Organizar a representação gráfica (no espaço, na lateralidade e proporção) - em aquisição
  • Recorrer a diferentes técnicas de expressão plástica- adquirido
  • Representar atendendo à realidade (pintura, modelagem, desenho)- adquirido
  • Expressar-se criativamente - em aquisição
  • Utilizar nas suas composições plásticas elementos de comunicação visual (diferentes cores, formas, texturas linhas)- adquirido
  • Emitir juizos sobre os seus trabalhos e o que observa justificando-se - adquirido
 - Dominio da Expressão Motora: 
  • Realizar movimentos minuciosos de destreza manual (dobragens, recortes curvos e obliquos) - em aquisição
  • Deslocar-se num espaço limitado - adquirido
  • Praticar uma postura corporal correta - adquirido
  • Realizar jogos cumprindo regras complexas - adquirido
  • Distinguir esquerda/direita (em si, nos objetos, nos outros e no espaço) - adquirido 
Obs: O Pedro realiza as atividades propostas mas revela algumas dificuldades ao nível da coordenação motora (Prof. Artur).

- Dominio da Expressão Dramática:
  • Aperceber-se da diferença entre ator/personagem, realidade /ficção - adquirido
  • Dramatizar ajustando-se aos personagens, aos colegas - adquirido 
  • Sair do seu papel para dar instruções e voltar ao seu papel - adquirido
  • Discutir e expor ideias para desafios criativos - adquirido
  • Planear, deseb«nvolver e avaliar projetos de teatro - adquirido
  • Reconhecer a actividade dramática como prática artistica - adquirido
  • Nomear funções, actividades e profissões ligadas ao teatro - adquirido
  • Criar textos  - adquirido
- Dominio da Expressão Musical:
  • Alargar a sua cultura musical  - adquirido
  • Explorar a musicalidade das palavras  - adquirido
  • Reproduzir compassos diferentes - adquirido
Obs: O Pedro participa com entusiasmo nas aulas e realiza as atividades propostas (Prof. Zé).

- Dominio da Dança:
  • Movimentar-se de acordo com a música e instruções dadas - adquirido
  • Explorar as suas capacidades criativas - adquirido
  • Movimentar-se com um par - adquirido
Obs: Esta é uma das áreas de eleição do nosso Pedro não revelando quaisquer dificuldades e onde adquiriu facilmente todos os itens propostos. A única exceção diz respeito ao desenvolvimento da motricidade fina que ainda se encontra em desenvolvimento.

- Dominio da Linguagem oral e Abordagem à escrita:
  • Usar vocabulário adequado - adquirido
  • Usar onde, quando, porquê, quem, o quê, com quem, na construção de frases - adquirido
  • Formar vários tipos de frases (interrogativa, afirmativa, negativa) - adquirido
  • Distinguir palavras de letras - adquirido
  • Escrever o seu nome e algumas palavras - adquirido
  • Encontrar palavras a partir de silabas pronunciadas - adquirido
  • Descobrir palavras com a mesma sonoridade no início e no fim - adquirido
  • Isolar e contar palavras em frases - adquirido
  • Distinguir minúsculas de maiúsculas - adquirido
Obs: Sendo esta também uma das áreas de eleição do Pedro, ele não revela quaisquer dificuldades e atingiu os objetivos porpostos.

- Dominio da Matemática:
  • Agrupar e ordenar objetos por ordem crescente/decrescente - adquirido
  • Identificar semelhanças e diferenças justificando - adquirido
  • Reconhecer a quantidade/número de elementos de um conjunto - adquirido
  • Identificar as principais formas geométricas independentemente da posição ou tamanho - adquirido
  • Identificar, comparare  construir modelos e padrões - adquirido
  • Apropriar-se da noção do desenrolar do tempo (antes, depois, sequencia diaria, semanal, mensal e o que faz a uma determinada hora) - adquirido
  • Compreender o funcionamento das operações adição e subtração - adquirido
  • registrar e interpretar tabelas, gráficos e pictograma - adquirido
  • Estabelecer a correspondência entre quantidade e número 10 - adquirido
  • Pensar e comparar pesos / medidas - adquirido
  • Realizar medições  - adquirido
Obs: O Pedro atingiu os objetivos propostos para esta área sem dificuldade, embora continue a demonstrar alguma dificuldade nos raciocinios.

- Área de Conhecimento do Mundo:
  • Utilizar noções espaciais - adquirido
  • Diferenciar noções temporais (estações e meses) - adquirido
  • Interpretar mapas (terra) - adquirido
  • Selecionar informações com autonomia - adquirido
  • Formular questões, levantar hipóteses - adquirido
  • Sistematizar os conhecimentos - adquirido
  • Identificar a origem dos produtos (animal, vegetal...) - adquirido
  • Distinguir os estados fisicos (sólido, liquido, gasoso) - adquirido
  • Conhecer os orgãos do corpo humano - adquirido
  • Identificar-se, nome completo, idade, nome dos pais - adquirido
  • Identificar necessidades do ser humano (fisiológicas, sociais, segurança) - adquirido
  • Saber a diferença entre realidade e ficção - adquirido
  • Antecipar acções para o futuro - adquirido
  • Perceber informações sobre o seu passado /do país / da localidade - adquirido
  • Transmitir os seus conhecimentos - adquirido
  • Reconhecer a necvessidade de separtar residuos domésticos - adquirido
  • Nomear algumas práticas de preservação ambiental - adquirido
Obs: O Pedro é um menino curioso e isso é favorável à sua aprendizagem.

Observações gerais: O nosso Pedro é um menino alegre, extrovertido e participativo. Realiza todas as tarefas com gosto. Revala alguma dificuldade em controlar o entusiasmo e o tom de vaz, o que por vezes o prejudica. Gosta de assumir a posição de lider, o que por vezes gera alguns conflitos com os amigos. O Pedro evoluiu a todos os níveis este ano letivo. Parabéns! Foi um prazer trabalhar convosco e com ele. Boas férias e até breve.

Inglês: O Pedro A. revela grandes capacidades de aprendizagem, é muito participativo, atento, trabalhador e empenhado na realização de todas as actividades propostas (Prof. Paula).

A Educadora
Ana Teodoro"

Conversa:
Eu sobre a avaliação a expressão Dramática:
" - Não quero outro artista na familia já lá tenho a Filipa!!!"
Educadora:
" - Não duvide!!! Não o tem visto nas peças da escola?!!!"
...

Sem comentários:

Enviar um comentário