PORTUGUÊS:
Oralidade:
- Conseguiu mobilizar informação ouvida.
- Conseguiu interpretar o sentido de uma expressão usada em contexto oral
Leitura e Iniciação à Educação Literária:
- Conseguiu compreender o sentido global do texto não literário;
- Conseguiu interpretar e relacionar ideias e informações contidas nos textos;
- Conseguiu localizar informação explicita no texto literário e no texto não literário;
- Conseguiu relacionar informações lidas com conhecimentos do meio físico;
- Conseguiu estabelecer relações entre as informações do texto e uma imagem que os representa;
- Conseguiu analisar a informação e interpretar as intenções e as emoções das personagens da narrativa, mas não o fez de modo sistemático. Deve ler os textos com atenção, para perceber os motivos que levam as personagens a realizar determinadas ações e os objetivos que pretendem alcançar.
- Conseguiu interpretar o sentido de uma expressão a partir do contexto frásico.
Gramática:
- Conseguiu escrever palavras por ordem alfabética;
- Conseguiu reconhecer os nomes, verbos e os adjetivos;
Escrita:
- Conseguiu registrar informação adequada no espaço destinado ao plano, mas não o fez de modo sistemático. Deve recordar que, para redigir um texto, é importante começar por registar as suas ideias num plano e depois decidir se integra ou não toda a informação que registou. Uma planificação inicial da escrita facilita a organização do texto.
- Quanto aos parâmetros "Género / Formato textual" e "Tema e Pertinência da Informação" conseguiu escrever uma história, respeitando o tema e utilizando informação pertinente e vocabulário adequado.
- Quanto ao parâmetro "Organização e Coesão textuais" conseguiu redigir um texto em que utilizou os tempos verbais de modo adequado, mas nem sempre recorreu a sinónimos e pronomes para evitar a repetição dos nomes. Quando terminar a redação de um texto, deve fazer uma leitura atenta, para verificar se usou os tempos verbais adequadamente e se repetiu palavras que podiam ser substituídas por outras.
- Finalmente, no que respeita ao parâmetro "Morfologia, Sintaxe e Pontuação" conseguiu aplicar as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal e entre o determinante e o nome, mas não pontuou o texto ou utilizou inadequadamente os sinais de pontuação. Quando terminar o texto, deve fazer uma leitura atenta, para verificar se os sinais de pontuação foram utilizadas corretamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário