MATEMÁTICA:
Números e Operações:
- Conseguiu calcular o valor de uma expressão numérica que envolva operações com números racionais relativos.
- Não Conseguiste calcular uma distância utilizando valores de velocidade e tempo nem apresentar o resultado em notação cientifica. Para determinar esta distância deves multiplicar o valor da velocidade pelo tempo.
- Não Conseguiste calcular uma distância utilizando valores de velocidade e tempo nem apresentar o resultado em notação cientifica. Para determinar esta distância deves multiplicar o valor da velocidade pelo tempo.
Geometria e Medida:
- Não conseguiste determinar o comprimento de um segmento de reta, com base na
proporção entre os comprimentos dos segmentos de reta determinados, em duas
retas concorrentes, por retas paralelas, nem determinar a razão entre as áreas de
dois triângulos semelhantes. Deves começar por identificar os segmentos de reta
correspondentes e, depois, estabelecer uma proporção entre os seus comprimentos.
A razão entre as áreas de dois polígonos semelhantes é igual ao quadrado da
respetiva razão de semelhança.
- Conseguiste apresentar uma estratégia adequada para resolver um problema que envolvia o cálculo da área da planificação de um cubo a partir do seu volume, mas mobilizaste apenas alguns dos conceitos e dos procedimentos necessários. Cometeste um erro de cálculo ou de transcrição e escreveste uma resposta que, embora esteja de acordo com a tua resolução, não faz sentido no contexto do problema. Recorda que, verificar se a resposta faz sentido no contexto do problema, ajuda, por exemplo, a detetar erros de cálculo ou de transcrição.
- Não conseguiste identificar uma expressão que permite determinar a área de um trapézio. Na determinação da área de uma figura plana, podes utilizar a fórmula de cálculo da sua área ou podes decompor a figura em figuras mais simples, cujas fórmulas de cálculo da área conheças.
- Conseguiste resolver um problema que envolvia o cálculo do perímetro de um trapézio e a aplicação do teorema de Pitágoras.
- Conseguiste identificar o vetor soma de cada um de dois pares de vetores, mas não identificaste o vetor soma do par de vetores com a mesma origem. Para identificares o vetor soma do par de vetores com a mesma origem, podes usar a regra do paralelogramo.
- Não conseguiste identificar uma isometria do plano que transforma um objeto numa dada imagem. Recorda que uma isometria pode ser uma reflexão, uma rotação, uma translação ou uma composição destas.
- Conseguiste apresentar uma estratégia adequada para resolver um problema que envolvia o cálculo da área da planificação de um cubo a partir do seu volume, mas mobilizaste apenas alguns dos conceitos e dos procedimentos necessários. Cometeste um erro de cálculo ou de transcrição e escreveste uma resposta que, embora esteja de acordo com a tua resolução, não faz sentido no contexto do problema. Recorda que, verificar se a resposta faz sentido no contexto do problema, ajuda, por exemplo, a detetar erros de cálculo ou de transcrição.
- Não conseguiste identificar uma expressão que permite determinar a área de um trapézio. Na determinação da área de uma figura plana, podes utilizar a fórmula de cálculo da sua área ou podes decompor a figura em figuras mais simples, cujas fórmulas de cálculo da área conheças.
- Conseguiste resolver um problema que envolvia o cálculo do perímetro de um trapézio e a aplicação do teorema de Pitágoras.
- Conseguiste identificar o vetor soma de cada um de dois pares de vetores, mas não identificaste o vetor soma do par de vetores com a mesma origem. Para identificares o vetor soma do par de vetores com a mesma origem, podes usar a regra do paralelogramo.
- Não conseguiste identificar uma isometria do plano que transforma um objeto numa dada imagem. Recorda que uma isometria pode ser uma reflexão, uma rotação, uma translação ou uma composição destas.
Funções e Sequências e Sucessões:
- Conseguiste identificar uma expressão do termo geral de uma sucessão.
- Não conseguiste identificar uma expressão algébrica que define uma função de proporcionalidade direta em contexto real. Recorda que a expressão que define uma função de proporcionalidade direta é da forma f(x)=kx, em que k representa a constante de proporcionalidade.
- Conseguiste identificar a ordenada na origem de uma reta, mas não conseguiste determinar o declive de uma reta não vertical nem identificar a reta definida por uma equação. Recorda que o declive é o quociente da diferença das ordenadas de dois pontos da reta pela diferença das respetivas abcissas. Uma equação da forma y=kx+b define uma reta não vertical de declive k e ordenada na origem b.
Álgebra:
- Conseguiste aplicar a regra do produto de duas potências com a mesma base e a
definição de potência de expoente nulo, mas não conseguiste aplicar a definição de
potência de expoente negativo. Recorda que uma potência de base não nula e
expoente inteiro negativo é igual ao inverso da potência com essa base e expoente
simétrico.
- Não conseguiste identificar uma expressão algébrica que define uma função de proporcionalidade direta em contexto real. Recorda que a expressão que define uma função de proporcionalidade direta é da forma f(x)=kx, em que k representa a constante de proporcionalidade.
- Conseguiste identificar a ordenada na origem de uma reta, mas não conseguiste determinar o declive de uma reta não vertical nem identificar a reta definida por uma equação. Recorda que o declive é o quociente da diferença das ordenadas de dois pontos da reta pela diferença das respetivas abcissas. Uma equação da forma y=kx+b define uma reta não vertical de declive k e ordenada na origem b.
Álgebra:
- Conseguiste identificar os casos notáveis da multiplicação de polinómios e fatorizar um polinómio, colocando em evidência o fator comum.
- Conseguiste percorrer as etapas de resolução de uma equação do 1º grau com denominadores, mas não aplicaste corretamente o princípio de equivalência da adição/subtração. Podes obter uma equação equivalente adicionando ou subtraindo um mesmo número a ambos os membros de uma equação.
- Conseguiste aplicar a lei do anulamento do produto e fatorizar um polinómio, na resolução de duas equações do 2º grau incompletas, mas, numa das equações, não aplicaste corretamente um dos princípios de equivalência. Antes de dares o teu trabalho por terminado, deves verificar se os cálculos estão corretos.
- Conseguiste identificar a solução de um sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas.
- Não conseguiste escrever as duas equações de um sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas que permite resolver o problema apresentado. Deves ler o enunciado do problema, de modo a compreender as relações entre as incógnitas e a fazer a sua tradução em equações.
Organização e Tratamento de Dados:
- Conseguiste determinar o 1º quartil de um conjunto de dados.
Conseguiste resolver um problema que envolvia o conceito de média.
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