Às vezes temos que ter conversas difíceis com os nossos pequenos.
Não, não foi "A conversa", foi uma conversa com a F. para ela perceber que não é bonito estar sempre a pedinchar alguma coisa. Ultimamente tem-nos pedinchado que quer ir outra vez à Kidzania, (só abriu em Junho e até 15 de Agosto foi lá 4 vezes) ou então que quer ir à neve (porque para aí durante uns 3 anos seguidos fomos à Serra da Estrela com amigos, nem sempre os mesmos, entre fins de Fevereiro e princípios de Março).
Ontem tive que lhe explicar que, como ela tem uma mesada, nós, pais, também temos uma mesada, o nosso salário, só que essa mesada, ao contrário dela, não serve para pensarmos em que jogos ou outras coisas supérfluas vamos gastar, mas que tem que dar para pagar a casa, os carros, o colégio, as actividades deles, comida, roupa e outras coisas. Que temos que optar por umas coisas em detrimento de outras e que às vezes a opção pode ser por exemplo entre uns dias de férias e a pintura da casa, se calhar temos que optar pela 2ª porque nos dá mais qualidade de vida e conforto a longo prazo do que propriamente as férias, que quando voltássemos voltaríamos na mesma para uma casa a precisar de ser pintada, principalmente os quartos deles.
É difícil, para mim e provavelmente para todos os pais não lhes podermos dar este mundo e o outro e, mesmo assim, sei que eles são uns privilegiados porque as nossas opções, felizmente, não são com coisas de primeira necessidade, mas caramba, eles têm que aprender desde cedo que a vida é feita de opções e, não apenas a dizer "Eu quero..." mas sim "Eu gostava...".
Sem comentários:
Enviar um comentário