Sala vermelha
Educadora Tina Carvalho (embora seja Cristina e é sempre conhecida por Tina)
" Formação pessoal e social
Identidade/Autoestima
Independência/Autonomia
Cooperação
Convivência democrática/Cidadania
Solidariedade /Respeito pela diferença
Já vai sendo capaz de planificar com os adultos e as outras crianças pequenas atividades, desde que o adulto esteja por perto; Revela alguma autonomia e responsabilidade; Realiza atividades sozinho e em pequeno e grande grupo, desde que o adulto esteja por perto; Demonstra alguma capacidade de atenção mas ainda se distraí muito; Mostra interesse em participar em novas atividades; Identifica os membros da família e as pessoas ligadas ao jardim-de-infância; Demonstra comportamentos de partilha e entreajuda; É capaz de expressar e registar sentimentos e emoções; Já vai resolvendo os conflitos através do dialogo, mas quando é contrariado, às vezes ainda amua e choraminga mas pouco tempo depois já está a brincar.
Expressão e comunicação
Expressão plástica, motora, dramática, musical e dança
Apropriação das linguagens elementares das artes
Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação
Desenvolvimento da criatividade
Compreensão das artes no contexto
" Formação pessoal e social
Identidade/Autoestima
Independência/Autonomia
Cooperação
Convivência democrática/Cidadania
Solidariedade /Respeito pela diferença
Já vai sendo capaz de planificar com os adultos e as outras crianças pequenas atividades, desde que o adulto esteja por perto; Revela alguma autonomia e responsabilidade; Realiza atividades sozinho e em pequeno e grande grupo, desde que o adulto esteja por perto; Demonstra alguma capacidade de atenção mas ainda se distraí muito; Mostra interesse em participar em novas atividades; Identifica os membros da família e as pessoas ligadas ao jardim-de-infância; Demonstra comportamentos de partilha e entreajuda; É capaz de expressar e registar sentimentos e emoções; Já vai resolvendo os conflitos através do dialogo, mas quando é contrariado, às vezes ainda amua e choraminga mas pouco tempo depois já está a brincar.
Expressão e comunicação
Expressão plástica, motora, dramática, musical e dança
Apropriação das linguagens elementares das artes
Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação
Desenvolvimento da criatividade
Compreensão das artes no contexto
Desenha ou pinta representações com poucos detalhes. Representa a figura humana com as três partes principais, cabeça, tronco e membros; Já vai coordenando a sua mão com traço seguro; Anda enquanto manipula um objeto; Salta a pés juntos; Salta só num pé; Abotoa e desabotoa os botões da bata dos amigos; Agarra e atira a bola; Apresenta noções de lateralidade (a esquerda e a direita); Executa movimentos de motricidade grossa e fina; Conhece diferentes termos espaciais (Em pé, em cima, em baixo, dentro, fora, ao lado de....); É capaz de imitar ações; Envolve-se com outra criança num jogo do faz de conta; Recria situações da vida quotidiana e de situações imaginárias;
(Prof. Zé, de música)
Memoriza com muita facilidade canções; Identifica e localiza diferentes sons; Associa sons e imagens; Ainda se nota alguma dificuldade em respeitar os momentos de silêncio; Movimenta-se ao som da música ou batimento; Segue instruções orais para um movimento sequencial; Identifica alguns instrumentos musicais; Imita sons produzidos;
Linguagem oral e abordagem à escrita
Consciência fonológica
Reconhecimento e escrita de palavras
Conhecimento das convenções gráficas
Compreensão de discursos orais e intenção verbal
Já vai participando na conversação normal da sala sempre que lhe é pedido; Gosta de ouvir os outros mas, por vezes, sente alguma dificuldade em aguardar a sua vez; Transmite mensagens ou recados; Memoriza lengalengas, trava-línguas e poesias; Descreve imagens com pouco pormenor; Já vai conseguindo ler algumas palavras ou frases simples (Já sabe ler tudo); sabe organizar sequências de imagens; reconhece o próprio nome escrito e o nome dos amiguinhos; Sabe escrever o seu nome completo e copia a data do quadro; Identifica as vogais e as letras do abecedário.
Matemática
Números e operações
Geometria e medida
Organização e tratamento de dados
Sabe agrupar objetos segundo duas, três ou quatro características (cor, forma, tamanho e espessura); Sabe identificar e desenhar as figuras geométricas; Compreende noções de igual/diferente, aberto/fechado, maior/menor, alto/baixo, mais/menos, muitos/poucos, perto/longe; Conta sequencialmente até ao 109; Compreende a sequência do ontem, hoje, amanhã, dias da semana, meses e estações do ano;
Conhecimento do mundo
Localização no espaço e no tempo
Conhecimento do ambiente natural e social
Dinamismo das inter-relações natural-social
Sabe o seu nome completo, o nome dos pais e irmãos; Gosta de observar o meio que o rodeia; Questiona sobre aquilo que observa; É capaz de identificar as condições atmosféricas; Responsabiliza-se por uma tarefa (cuida das plantas); Reconhece os objetos a partir dos sentidos, no entanto ainda se nota alguma dificuldade em se expressar indicando algumas das suas qualidades; Reconhece alguns serviços e profissionais que neles trabalham.
Inglês: O Pedro Afonso revelou imensas capacidades na apreensão dos temas apresentados ao longo do ano, quer em relação às músicas e aos jogos, quer em relação ao vocabulário dado. Esteve atento, foi aplicado e participou sempre com muito entusiasmo. (Profª Ana Paula)
Observações:
O Pedro Afonso mostrou ter evoluído a vários níveis, no entanto ainda se nota alguma dificuldade em se expressar e em dialogar, já deveria utilizar um vocabulário mais rico e diversificado.
Ao longo do ano revelou ser uma criança muito sensível, muito sociável, alegre e muito brincalhão.
Desejo ao Pedro Afonso umas Boas Férias e espero que a vida lhe traga muitas alegrias e felicidades!!!!!"
Observações orais:
O Pedro adora festa e música, faria a festa da escola sozinho se não houvesse mais ninguém na sala.
O Pedro tem pouco vocabulário (O Pai disse em casa: será que querem que ponha o puto já a ler Camões?!!!)
O Pedro não é capaz de fazer uma história a partir de uma sequência de imagens (a Filipa diz que ele tem que ter alguma dificuldade para justificar ele andar na escola)
O Pedro adora números.
O Pedro é persistente quando tem alguma dificuldade até conseguir fazer bem.
(Prof. Zé, de música)
Memoriza com muita facilidade canções; Identifica e localiza diferentes sons; Associa sons e imagens; Ainda se nota alguma dificuldade em respeitar os momentos de silêncio; Movimenta-se ao som da música ou batimento; Segue instruções orais para um movimento sequencial; Identifica alguns instrumentos musicais; Imita sons produzidos;
Linguagem oral e abordagem à escrita
Consciência fonológica
Reconhecimento e escrita de palavras
Conhecimento das convenções gráficas
Compreensão de discursos orais e intenção verbal
Já vai participando na conversação normal da sala sempre que lhe é pedido; Gosta de ouvir os outros mas, por vezes, sente alguma dificuldade em aguardar a sua vez; Transmite mensagens ou recados; Memoriza lengalengas, trava-línguas e poesias; Descreve imagens com pouco pormenor; Já vai conseguindo ler algumas palavras ou frases simples (Já sabe ler tudo); sabe organizar sequências de imagens; reconhece o próprio nome escrito e o nome dos amiguinhos; Sabe escrever o seu nome completo e copia a data do quadro; Identifica as vogais e as letras do abecedário.
Matemática
Números e operações
Geometria e medida
Organização e tratamento de dados
Sabe agrupar objetos segundo duas, três ou quatro características (cor, forma, tamanho e espessura); Sabe identificar e desenhar as figuras geométricas; Compreende noções de igual/diferente, aberto/fechado, maior/menor, alto/baixo, mais/menos, muitos/poucos, perto/longe; Conta sequencialmente até ao 109; Compreende a sequência do ontem, hoje, amanhã, dias da semana, meses e estações do ano;
Conhecimento do mundo
Localização no espaço e no tempo
Conhecimento do ambiente natural e social
Dinamismo das inter-relações natural-social
Sabe o seu nome completo, o nome dos pais e irmãos; Gosta de observar o meio que o rodeia; Questiona sobre aquilo que observa; É capaz de identificar as condições atmosféricas; Responsabiliza-se por uma tarefa (cuida das plantas); Reconhece os objetos a partir dos sentidos, no entanto ainda se nota alguma dificuldade em se expressar indicando algumas das suas qualidades; Reconhece alguns serviços e profissionais que neles trabalham.
Inglês: O Pedro Afonso revelou imensas capacidades na apreensão dos temas apresentados ao longo do ano, quer em relação às músicas e aos jogos, quer em relação ao vocabulário dado. Esteve atento, foi aplicado e participou sempre com muito entusiasmo. (Profª Ana Paula)
Observações:
O Pedro Afonso mostrou ter evoluído a vários níveis, no entanto ainda se nota alguma dificuldade em se expressar e em dialogar, já deveria utilizar um vocabulário mais rico e diversificado.
Ao longo do ano revelou ser uma criança muito sensível, muito sociável, alegre e muito brincalhão.
Desejo ao Pedro Afonso umas Boas Férias e espero que a vida lhe traga muitas alegrias e felicidades!!!!!"
Observações orais:
O Pedro adora festa e música, faria a festa da escola sozinho se não houvesse mais ninguém na sala.
O Pedro tem pouco vocabulário (O Pai disse em casa: será que querem que ponha o puto já a ler Camões?!!!)
O Pedro não é capaz de fazer uma história a partir de uma sequência de imagens (a Filipa diz que ele tem que ter alguma dificuldade para justificar ele andar na escola)
O Pedro adora números.
O Pedro é persistente quando tem alguma dificuldade até conseguir fazer bem.
Sem comentários:
Enviar um comentário