sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A. F. e o dia das bruxas I...

A semana passada traziam o aviso, hoje sexta-feira, ía haver um concurso de chapéus de bruxa. Que os meninos fizessem os seus chapéus e depois haveria um concurso e um vencedor. Comprámos no fim de semana as cartolinas pretas, antes de ontem cortámos e montámos os chapéus, ontem enfeitaram com serpentinas e bolinhas de Carnaval e ainda imprimimos fantasminhas, abóboras e bruxas para colar. Estavam muito enusiasmados. A F. perguntou-me:
- Mãe, achas que vou ganhar o concurso?
- Se calhar não, filha, vai haver tantos, mas olha o que importa é que vocês se divertiram a fazer os chapéus.
O A. entrou na sala nessa altura.
- A. divertiste-te a fazer os chapéus?
- Sim, muito!
Hoje chegámos à escola, havia chapéus muito giros, uns feitos pelos meninos, outros comprados, havia alguns mascarados a rigor, poucos sem nada. Sei que F. ficou desiludida com o seu chapéu. Foi arrumar a mala à sala e deixou lá o chapéu com vergonha.
Fiquei tão triste por ela, porque aqueles chapéus podiam não ser os mais lindos, mas foram feitos por eles com muito entusiasmo e valem por isso mesmo.
Gostava que ela não fosse tão "perfeccionista" com a vida, vai apanhar muitas desilusões pela vida fora.
O A. entrou na sua sala de chapéu posto e seguro de si mesmo.
É a segurança de quem ainda não tem complexos com a vida!!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

F. e a vida...

Conversa entre F. e a avó:
- Quando for grande quero ser cantora ou actriz.
- Aí sim?
- Sim, só que os actores andam-se sempre a beijar sem se amarem!!!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

F. e a escola...

Ontem ao fim da tarde quando chegámos a casa:
- Mãe, pai, tive suficiente a tudo!
Desconfiei da carita dela:
- Então mostra lá o caderno com as notas.
Teve Muito bom a tudo, Muito Bom + a história e Bom a expressão plástica (que ela detesta), portou-se muito bem a minha menina!!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

E quando esperamos o pior...

Sexta-feira, avisei o Externato para o A. e a F. não irem na carrinha para casa pois ía buscá-los para aproveitar e ir dar-lhes a vacina da gripe sazonal na farmácia ao lado.
Quando cheguei disse-me a directora que o A. estava ansioso por ter ficado até mais tarde no colégio à espera que os pais chegassem, a F. já sabia e como ela é hiponcondríaca tudo bem.
Entrei na farmácia, disse ao que ía e mandaram-me entrar lá para dentro, quando ele víu a agulha perguntou-me:
- Mãe isto é só para a F. não é?
- Não filho, é para ti também - e o meu coração que todo o dia tinha andado ansioso, pois a última vez que foi tirar sangue teve que ser o pai a segurá-lo ao colo tentando prender-lhe as pernitas nas suas, eu a prender-lhe as pernitas e o braço e a analista a tentar manter o braço o mais quieto possível (isto a 2ª vez que lá foi, porque a 1ª vez eu, a irmã e a analista não conseguimos que ele mantivesse o braço quieto o tempo suficiente para que a analista conseguisse tirar o sangue necessário).
Pergunta-lhe a senhora que estava a dar a vacina, enquanto eu lhe virava a carita para o outro lado:
- Quantos anos tens?
- Cinco - responde o A.
E já estava, disse-me mais tarde que tinha dito - Au!!! - mas eu nem ouvi.
A seguir foi a F. e essa sim já se queixou:
- Ai!!!
Hoje, quando os fui deixar à escola pergunta o A.:
- Mãe, hoje também nos vens buscar à escola?
- Não filho, hoje já não!

A. e a vida

Pergunta de A. ontem à hora de almoço:
- Mãe, a Páscoa (nossa cadela) tem pipi ou pilinha?
- Tem pipi porque é uma menina. E o Tobias (o nosso gato) tem o quê?
- Tem pilinha porque é um menino. Então porque é que a Páscoa não tem pipi cor de rosa?
- Oh A. - disse a F.- isso são só as vacas. (Não percebi, será que estavam a falar das tetas da vaca? Eu e o pai achámos melhor não investigar).

F. e a escola...

Conversa com F. 5ª feira à noite depois do teste de Português:
- Então o teste correu-te bem?
- Correu muito bem, o texto (que depois percebi que era a composição), é que deu volta à cabeça a todos.
- Então o que era o texto?
- Se fosses tu a ir visitar a àrvore, conta o que podia ter acontecido...
Falta de imaginação esta geração e, a F. até gosta de ler, fará se não gostasse!!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

F. e a moda...

- Mãe, em que loja é que gostas mais de comprar a tua roupa? - perguntou a F.
- Na Lanidor.
- Que falta de gosto, eu gosto de comprar roupa é na Throttleman, será que já vieram as tshirts de inverno?

Tómétómé

- Mãe, sabes qual é a alcunha do mano na escola? - pergunta a F.
- Não - respondi
- É tómétómé - respondeu a F. - ele quando era pequeno andava sempre a dizer isso!!!
E então lembrei-me que era ele muito pequeno, entre os dois e os três anos e dizia que gostava muito do Tómétómé, nem eu, nem o pai e nem mesmo a irmã que era a nossa tradutora, conseguíamos perceber o que ele queria dizer com aquilo, até que um dia entrámos na Worten e havia em exposição DVD's do Homem Aranha e grita o A. muito feliz:
- Tómétómé!!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A. e F. e as suas actividades...

Este ano acho que exagerámos, mas é como uma onda, vamo-nos deixando enrolar e às tantas já está, assim...
O A. desde o ano passado que anda no Karaté pela escola (recomendação médica para desenvolver a caixa toráxica) e, já desde o ano passado que, a pediatra queria que ele praticasse natação, pelo mesmo motivo, mas como ele andava sempre constipado resolveu substituir por uma actividade marcial, este ano na consulta anual voltou a reiterar a vontade de que ele praticasse a natação, assim sendo lá o inscrevi nas aulas da natação também pela escola, além disso o rapaz tem a paixão pelo futebol e lá foi ele para as aulas de futebol fora da escola.
Assim, sem actividades, só sobra ao rapaz o Domingo, mas não notei até agora quebra das suas energias em casa, nem diminuição de vontade de jogar futebol em casa ( que afinal era a minha maior esperança):
2ªs e 5ªs - Karaté
3ªs - Natação (teve a sua 1ª aula dia 06/10)
4ªs - Futebol
6ªs - Ginástica (pela escola também)
Sábado - Futebol
A F. o ano passado andava também pela escola no Ballet e Natação, além da natação que praticava ao sábado de manhã. Este ano desistiu do Ballet, que já frequentava à 3 anos, confesso que nunca lhe achei com muito talento para tal actividade mas, tanto uma como outra actividade, foram também por indicação médica para corrigir a sua postura abandonada o que faz com que se sente sempre meio-marreca.
Assim e para substituir o Ballet passou a praticar Karaté e porque já há muito tempo que se mostrava entusiasmada pela equitação:
2ªs e 5ªs - Karaté (que está a adorar - teve a sua 1ª aula a 1 de Outubro)
3ªs - Natação
6ªs - Ginástica (pela escola também)
Sábados - Equitação
Às 4ªs feiras apesar de não ter actividade a F. vai comigo ver o treino do irmão com a condição de fazer os trabalhos de casa.
E, assim vai a vida dos meus pequenos...

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Conversas difíceis...

Às vezes temos que ter conversas difíceis com os nossos pequenos.
Não, não foi "A conversa", foi uma conversa com a F. para ela perceber que não é bonito estar sempre a pedinchar alguma coisa. Ultimamente tem-nos pedinchado que quer ir outra vez à Kidzania, (só abriu em Junho e até 15 de Agosto foi lá 4 vezes) ou então que quer ir à neve (porque para aí durante uns 3 anos seguidos fomos à Serra da Estrela com amigos, nem sempre os mesmos, entre fins de Fevereiro e princípios de Março).
Ontem tive que lhe explicar que, como ela tem uma mesada, nós, pais, também temos uma mesada, o nosso salário, só que essa mesada, ao contrário dela, não serve para pensarmos em que jogos ou outras coisas supérfluas vamos gastar, mas que tem que dar para pagar a casa, os carros, o colégio, as actividades deles, comida, roupa e outras coisas. Que temos que optar por umas coisas em detrimento de outras e que às vezes a opção pode ser por exemplo entre uns dias de férias e a pintura da casa, se calhar temos que optar pela 2ª porque nos dá mais qualidade de vida e conforto a longo prazo do que propriamente as férias, que quando voltássemos voltaríamos na mesma para uma casa a precisar de ser pintada, principalmente os quartos deles.
É difícil, para mim e provavelmente para todos os pais não lhes podermos dar este mundo e o outro e, mesmo assim, sei que eles são uns privilegiados porque as nossas opções, felizmente, não são com coisas de primeira necessidade, mas caramba, eles têm que aprender desde cedo que a vida é feita de opções e, não apenas a dizer "Eu quero..." mas sim "Eu gostava...".

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O A. a crescer...

Há 6 anos atrás assentava numa folhinha:
Aos 4 meses o A. já poê a chucha sózinho!!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

F. e os desconhecidos...

Ontem ía eu a caminhar com o A. e a F. (que quer ir sempre ver os treinos do irmão) para o campo de treino, quando ao nosso lado ía um avô com o neto e começa a falar comigo, que é bom as crianças fazerem desporto, que é uma actividade saudável, assim como o convívio, etc, entretanto o Sr. afasta-se para ir vestir o neto que já começa a ter vergonha de se despir ao pé dos outros meninos ou meninas...
Pergunta a F.:
- Mãe quem era aquele senhor?
- Não sei filha, o senhor estava a falar comigo sobre o neto e eu falei com ele.
- Mas tu não dizes que não se deve falar com estranhos? Se nós não podemos, porque é que tu podes?!!!