sábado, 25 de fevereiro de 2012

Timor...

O meu cunhado E. embarca hoje numa aventura para Timor:
Timor-Leste é um dos países mais recentes do mundo e ocupa a parte oriental da ilha de Timor, para além do enclave de Oecussi, na costa norte do lado ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco ao largo da ponta leste da ilha. As únicas fronteiras terrestres do país ligam-no à Indonésia, a oeste do território principal, e a leste, sul e oeste de Oecussi, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul.
A sua capital é Dili e marcou a sua independência em 28 de Novembro de 1975 (de Portugal) e a 20 de Maio de 2002 (da Indonésia).
Timor-Leste é muito montanhoso, com a sua montanha mais alta, o Tatamailau, com 2.963 metros de altitude. Possui um clima de características equatoriais, com duas estações anuais determinadas pelo regime de monções. A fraca amplitude térmica anual é comum a todo o território e só o pluviosidade tem alguma variabilidade regional. Podem considerar-se três zonas climáticas: a mais a norte é a menos chuvosa (menos de 1500 mm anuais) e a mais acidentada tem uma estação seca que dura cerca de cinco meses. A montanhosa zona central regista muita precipitação e um período seco de quatro meses. Por fim, a zona menos acidentada a sul, com planícies de grande extensão expostas aos ventos australianos, é bastante mais chuvosa do que o norte da ilha e tem um período seco de apenas três meses.
(Definição tirada da internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário