quarta-feira, 4 de julho de 2012

Barcelona...

Agora, a esta hora, já a minha irmã, o meu cunhado e o meu sobrinho G. chegaram a Barcelona.
Vão lá passar uns dias. Que inveja, da boa, já há muito tempo que sonho lá ir...

Barcelona é a maior cidade e a capital da comunidade autônoma da Catalunha, no nordeste da Espanha; é, também, a capital da comarca de Barcelonès e da província de Barcelona. É a segunda maior cidade da Espanha, após Madrid. Possui uma população de cerca de 1 621 537 habitantes e uma área de 101,4 km². A área urbana de Barcelona, porém, se estende além dos limites administrativos da cidade e abriga uma população de mais de 4,2 milhões de habitantes
Barcelona tem um cenário muito variado em termos de arquitectura, gastronomia e cultura, variando entre o esplêndido Parque Güell, de Gaudí, numa encosta nos arredores da cidade, e as praias artificiais junto ao mar. Em Barcelona, o antigo mistura-se com o moderno, desde centenárias igrejas em El Born e no Barri Gotic (Bairro Gótico) aos edifícios contemporâneos no Passeig de Gràcia e L’Eixample. Há tantos sítios para ver em Barcelona que quase se sente a cidade a “puxar-nos” para ver tudo.
Poderá começar pelo Porto Olímpico, construído para os Jogos Olímpicos de Verão de 1992, e depois descer até às praias e passeios em direcção a Barceloneta, um antigo bairro de pescadores com ruelas estreitas que vão dar ao mar. A partir de Barceloneta, dirija-se para noroeste para a Ciutat Vella (Cidade Velha) e passe pela Catedral, depois pare num dos muitos cafés e bares junto às pequenas igrejas escondidas nas vielas e praças góticas e tome uma cerveja, café ou chá. A nordeste do Bairro Gótico dará com El Born e La Ribera, com os seus pitorescos cafés, o movimentado Passeiq del Born, uma panóplia de lojas e o Museu de Picasso. Não perca também a igreja de Santa Maria del Mar, um excepcional exemplo de arquitectura gótica em La Ribera. Saindo de El Born poderá deambular até ao Parc de la Ciutadella a oeste, ao Jardim Zoológico da cidade e ao Parlamento Catalão.
No lado oposto do Bairro Gótico, a sudoeste, encontrará La Rambla – um movimentado e longo passeio cheio de turistas, artistas de rua e bancas ao ar livre especializadas em animais domésticos, plantas e recordações. Continue para leste e chegará a Raval, um bairro algo decadente, mas com alguns dos melhores restaurantes indianos e muçulmanos da cidade.
Grande parte de Barcelona está ocupada por espaços verdes, incluindo o vasto Parc de Collserola nas encostas a norte, o famoso Parc Güell de Gaudí, onde estão expostos alguns dos mais imaginativos edifícios e esculturas deste arquitecto. Existe também Montjuïc a sul, empoleirado sobre a cidade e o Port Vell, com a sua Fonte Mágica (junto aos degraus da Plaça d’Espanya), galerias de arte, jardins, museus e antigas estruturas olímpicas.
Passeie por L’Eixample e pelo Passeig de Gràcia a norte do centro antigo e verá algumas das obras mais conhecidas de Gaudí, como a Casa Batlló e La Pedrera – um verdadeiro monumento Arte Nova.
E claro, a Sagrada Familia de Gaudí é imperdível! Uma catedral com pináculos imponentes e protuberâncias de aspecto orgânico, que parece ter sido esculpida a partir de gigantescas estalagmites. As obras nesta majestosa igreja estão continuamente a ser terminadas.
Esta é uma cidade inesgotável, onde os passeios exploratórios nunca acabam e fica sempre algo por ver. É por esta razão que quem visita Barcelona volta lá vezes sem conta

(tirado da Internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário