segunda-feira, 29 de maio de 2017

Carta à minha adolescente...

" Filha,
 
Amo-te, amo-te tanto que, só tanto amor me poderia provocar tanta dor!!!
 
Tentei estar aqui sempre para te ouvir, embora digas que nunca podes falar comigo.
Tentei sempre te perceber, embora digas que não percebo nada.
Tentei ajudar-te a fazeres desaparecer as tuas inseguranças, emboras me pareças mais insegura que nunca.
Tentei mostrar-te que estava cá, sempre, para enfrentar tudo e todos, e pelos vistos, não te mostrei nada.
Tentei, acreditei, MESMO, que tínhamos uma óptima relação e só te fiz odiares-me e tu fizeste-me chorar.
Tentei ser insubstituível para ti e substituíste-me à 1ª oportunidade.
 Fiz uma última tentativa, de te mostrar, mais uma vez, o certo e o errado, e não quiseste saber (descobre agora tu, os caminhos certos e os errados... se caíres... ainda cá estarei)...

Zanguei-me com o mundo por tua causa e tu, zangaste-te comigo.
 
Tentei tanto não falhar e falhei redondamente, em tudo!!!

Acusas-me disso e pergunto-te eu:
" - E tu, nunca falhaste???!!!" 
 
Falhaste, falhaste muito!!! Não deste valor ao que devia ter mais valor para ti, às tentativas, ao amor, ao sacrifício...
 
Não esperes em troca carinhos, sorrisos, regalias, estou desapontada, desiludida, magoada, injustiçada e com feridas abertas, comigo, contigo e com a vida.

Mas, decidi que vou parar de chorar e de me auto comiserar (esta devia ser uma das semanas mais felizes da minha vida porque o teu irmão faz 13 anos), vou pensar que fiz tudo o que sabia da melhor maneira que sabia ainda que, pelos vistos, não tenha servido para nada e que isso me doa... doí...doí muito...
 
E estou triste, muito triste...

E, vou ler esta carta, tantas vezes quantas as que forem precisas para me convencer que não sou a culpada da tua infelicidade, foste tu que não soubeste ser feliz com tudo o que te demos e com todas as oportunidades que tens..."
...

5 comentários:

  1. Tenha paciência. Eu passei por uma situação parecida com o meu filho mais velho. Tivemos consultas de psicologia e terapia familiar e numa das consulta eu fui o alvo do meu filho (mais de que uma vez) e depois da consulta terminar a psicóloga disse me que me tratava assim porque eu sou a pessoa que ele mais ama e que sabia que eu o amava independente de qualquer maneira
    Tenha muita paciência e muita força. Desculpe não quis ser intrometida, mas tinha de lhe dizer que não falhou. Força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, às vezes dá-nos vontade de desistir. É importante saber que não somos as únicas...

      Eliminar
  2. Não tem de agradecer, eu leio o seu blogue e revejo me em muitas situações. Nós fazemos tudo pelos os filhos e por os filhos e eles nem têm noção o quanto se abdica a todos os níveis para eles terem o que normalmente os pais não tiveram,que foi o meu caso.talvez quando tiverem uma família consigam sentir o quanto magoaram. Mas voltaria a fazer tudo de novo. Não desanime e alegre se pois esta é uma semana especial. Bom aniversário para o seu filho.

    ResponderEliminar
  3. Pode parecer cliché mas, às vezes, apetece-me perguntar, com tristeza:
    "-Onde está aminha filha???!!!"... E sim, também estamos a tentar dar-lhes tudo o que eu e o Pai não tivemos, como a Carla...

    ResponderEliminar
  4. Ela está aí, mas está diferente. Nessa idade tudo é mais importante que os pais.os amigos, amigas e namorado. Os problemas são um drama muito grande. Os outros são melhores que ela é não gosta do que tem mas sim o que os outros têm. É mesmo assim. Isso vai passar , só tem que ter paciência. Força. E desculpe mais uma vez se me excedi.

    ResponderEliminar