sábado, 15 de junho de 2019

Dividir ou não quarto...

O António divide o quarto com o Pedro à praticamente 9 anos (um pouco menos tirando o tempo em que o Pedro esteve no nosso quarto) mas, agora que a avó já cá não mora à praticamente 2 anos e que nos próximos 2 anos também não virá (com a Filipa a  morar com ela por causa da Universidade), surgiu-me a ideia de um deles os 3 mudar para o quarto da avó e cada um ter o seu próprio quarto.

Inicialmente pensei na Filipa, e para mim teria mais lógica, é menina, o quarto é o maior, ela é a mais velha e tem uma casa de banho privada mas a Filipa diz que não quer mudar do seu quarto, não quer um quarto virado para a parte da frente da casa, que gosta muito do seu quarto e que não falta muito para sair de casa (aqui as campainhas soaram como alarmes na minha cabeça).

Perguntei ao António e, neste caso, seria ele a mudar para o quarto e o Pedro a ficar no quarto que eles agora dividem, ele ficou mesmo agradado com a ideia, pode ver televisão à vontade, disse ele.  

Fui pesquisar:
"A psicóloga Marta Falcão vê vantagens na partilha do espaço. “Ao crescerem no mesmo quarto aprendem a respeitar o espaço do outro, a reforçar laços, a partilhar e até a tomar conta dos irmãos”, explica. No mesmo sentido vai o pediatra Sérgio Neves, destacando ainda o desenvolvimento de competências de organização e a supervisão de um dos irmãos pelo outro.
O importante é não generalizar, pedem os dois especialistas. De qualquer forma, Marta Falcão defende que o ideal é cada filho ter o seu próprio espaço enquanto o pediatra recorda que a partir dos 10 anos começa a surgir a necessidade dea criança ter um quarto individual. “O cenário perfeito é, havendo possibilidade, cada filho ter o seu quarto, e criar-se uma área comum, seja uma sala de brinquedos ou uma sala para estudar“ afirma a psicóloga."

Concordo inteiramente, acho que havendo espaço cá em casa já não se justifica ele dividir quarto com o Pedro e percebo perfeitamente que ele precise do seu espaço...

Vou manter a mobília de quarto, que é de casal mas ando a procurar inspirações para que se for preciso possa um dia voltar a ser o quarto da avó ou de visitas e pensei nisto:

 
ou nisto


E agora ando a ver opções em verde, já que o nosso quarto de casal já está em cinzento:

Mas com a parede de cabeceira pintada em verde...
 
Agora que comecei a pensar nisto estou desejosa de pôr as mãos na massa...

Sem comentários:

Enviar um comentário