quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Reunião do P....

"Avaliação intercalar - 1º Período - Ano letivo 2015/2016
 
No que diz respeito à área de conhecimento do mundo, o Pedro faz planos para o seu dia a dia e é capaz de se identificar. Ordena acontecimentos/imagens com uma sequência temporal. Tem noção de pertença ao grupo escolar/família. Distingue diferentes noções espaciais. Identifica alguns alimentos da roda dos alimentos e enumera os alimentos mais e menos saudáveis. Tem consciência da necessidade de cuidar do ambiente. Seleciona informação com ajuda. Conhece as diferentes etapas de crescimento do ser humano e dos outros seres vivos. É capaz de identificar e localizar segmentos do corpo assim como alguns órgãos e suas funções. Reconhece o seu género e as regras de higiene pessoal. Compreende as regras de segurança e cumpre as normas de funcionamento da escolinha. Aceita a diversidade de pessoas e grupos.

No que diz respeito à área das expressões (plástica, dança, dramática, música e expressão motora respetivamente), demonstra revelar atenção a detalhes e utiliza materiais com uma intenção definida. É capaz de cortar seguindo um traço mas revelando muita  dificuldade a usar o pincel e representar através da pintura.

É capaz de se movimentar  sequencialmente de acordo com instruções dadas, identifica movimentos e reproduz movimentos dados.

Caracteriza personagens de uma história, traduz expressões/sentimentos segundo indicação dada. É capaz de recontar textos e utilizar a comunicação verbal e não verbal. Apercebe-se das diferenças entre o real e o imaginário.

Reproduz sons e ritmos simples, percebe determinado som entre vários. Sabe fazer silêncio. É capaz de se movimentar ao som da música, conhece alguns instrumentos musicais e suas famílias.

É capaz de evoluir de diferentes formas, realizar movimentos de equilíbrio e movimentar-se sequencialmente de acordo com as instruções dadas. Realiza jogos motores com instruções. É capaz de controlar movimentos, adaptar o ritmo ao movimento. Tem noção do esquema corporal ao nível dos diversos segmentos. É capaz de se movimentar nas várias formas de locomoção.

Na área da linguagem oral e  abordagem à escrita, é capaz de brincar com a linguagem, reconhece o seu nome. Reconta histórias seguindo uma sequência lógica. Responde a questões abertas. Produz rimas e distingue as letras dos números. É capaz de usar corretamente a língua para comunicar de forma adequada e estruturar o pensamento. Compreende as intenções e as mensagens que as outras crianças e adultos lhe comunicam.

Na área da matemática é capa de classificar objetos tendo em conta atributos como a cor, tamanho, forma, posição e espessura. Agrupa objetos tendo em conta dois ou mais atributos em simultâneo. Compara quantidade/número identificando os conjuntos com mais/menos. Cria padrões simples e identifica as principais figuras geométricas. É capaz de identificar, classificar, ordenar e agrupar segundo vários atributos. Tem vindo a construir progressivamente a noção de número e a construir gradualmente a noção de medida e capacidade. Compreende noções de tempo e espaço. Identifica e compara padrões simples. Realiza contagens e reconhece os números até 10. Faz comparações de medida, espaço, altura, tamanho, quantidade e comprimento. É capaz de registar em tabelas e gráficos.  

Na área de formação pessoal e social, o nosso menino é capaz de fazer planos, jogar cooperativamente e ajudar os outros. Responsabiliza-se pelas tarefas confiadas. Utiliza os materiais de forma adequada. É capaz de respeitar o trabalho dos outros e o tempo de arrumar. Reconhece laços de pertença e identifica-se com a sua realidade sócio-cultural. Aceita a existência de contrariedades e ultrapassa situações de frustração com ajuda do adulto. Tem vindo a interiorizar os valores morais e éticos que lhe têm vindo a ser transmitidos. O Pedro demonstra capacidade de respeito por si e pelo outro, assim como é capaz de interagir e cooperar. É solidário e ao longo deste período adquiriu mais autonomia e independência. Partilha o "poder" e tem vindo a desenvolver atitudes de cidadania.

O Pedro é um menino interessado, participativo e realiza tarefas com gosto, porém tem algumas dificuldades em controlar o comportamento. Os trabalhos regra geral têm boa apresentação. O Pedro revela ainda alguma imaturidade perante situações do quotidiano reagindo de forma desadequada. Revela também algumas dificuldades ao nível de raciocínios. É um menino alegre que adora cantar e dançar.

Inglês: O Pedro tem demonstrado empenho e vontade em aprender, assimilando rapidamente os temas apresentados. É muito participativo. "   
 
 

Opinião falada:.
Que ainda tem dificuldades a nível de motricidade fina, como pegar numa tesoura, pincel ou caneta mas que faz uma letra, até manuscrita, muito bem feita (a dos outros deve ser horrível), assim como os números (por isso estou-me nas tintas que não pegue bem no lápis ou na tesoura) .  
Que é muito inteligente mas não consegue transpor nas coisas do dia-a-dia o que lhe é dito numa determinada situação para uma situação nova "dificuldades ao nível de raciocínios"
Que é um menino ás vezes inseguro e que não distingue o que é um ralhete de uma brincadeira. Que facilmente chora quando é chamado à atenção" imaturidade perante situações do quotidiano reagindo de forma desadequada".
 
Uma coisa é certa, saio de lá sempre com vontade de não voltar a meter os pés nas reuniões e acho que a Directora e a Ana, a educadora, perceberam que eu não percebi nada da mensagem que era suposto passarem...

Sem comentários:

Enviar um comentário