domingo, 2 de maio de 2021

Da F....

A Filipa telefonou-me pelas 13h15 que estava no comboio e a perguntar se ainda estávamos na praia de Carcavelos para ir lá ter connosco. 
Pelas 13h37 liguei-lhe a dizer que já estávamos a sair da praia e para ela esperar na estação de Carcavelos e já lá estava quando chegámos. 
Viemos directos a casa. 
O Pai já tinha posto a mesa mas faltavam os guardanapos e ela foi pôr. 
Eu fui apanhar a roupa estendida e ela veio-me ajudar e ainda dobrou meias, enquanto o Pedro tomava banho. 
Depois fomos almoçar. 
O António que só veio para a mesa à hora de almoço e depois voltou para o escritório (mas ela, quando chegou, o Pai viu que ela foi ao escritório falar uns 3 / 4 minutos com ele ao escritório). 

Depois da mesa levantada fomos os 4 para a sala, eu, o Pai, a Filipa e o Pedro. 
O Pai fez-lhe muitas perguntas:
- se a Universidade estava a correr bem e ela disse que sim; 
- ainda não arranjou onde fazer estágio; 
- disse-lhe que por enquanto eu e a tia Isabel tínhamos combinado que não íamos dizer nada à avó e por isso só quem sabe que ela já não está cá em casa é a tia Isabel, o tio Ricardo, os Correia e a Adriana (a Mãe da Lara) e ela acrescentou a Vitória e eu disse que a tinha encontrado ao pé da escola do Pedro e que no Sábado, em casa do tio Ricardo, tínhamos dito às primas e ao tio Henrique que ela estava a fazer trabalhos da Universidade;
- também lhe disse que o tio Hélder estava a pensar vir cá entre 11 e 22 de Maio portanto depois devia querer fazer uma festa pelo aniversário do Eric que era dia 13 de Maio;     
- diz que este mês ganhou 220 €uros visto que não trabalhou o mês todo, ao fim de semana ganha a dobrar e aos feriados a triplicar, ontem deram-lhe folga, que no trabalho gostam muito dela, quer os chefes quer os clientes, por ser despachada mas já faltou 5€uros e pouco na caixa e no dia a seguir havia dinheiro a mais;    
- se ela já tinha conduzido algum carro desde que saiu de casa e ela disse que não; 
- que as outras mulheres que estavam nos outros quartos eram todas mais velhas; 
- o Pai perguntou-lhe se ela já não ia mais às consultas da psicóloga e ela disse que não e o Pai : "Porquê? Não te estavam a ajudar?" " - Não!" 

Depois perguntou se nós queríamos ir às compras com ela e levá-la a casa, eu disse que o António tinha que estudar e o Pai disse se queria ir eu, ao principio ainda disse que ia perguntar ao Pedro se queria ir mas depois disse que não ia levar o Pedro para o supermercado. 

Ainda antes de irmos perguntou se lhe podíamos emprestar um saco para levar roupa e eu disse para ela ser discreta para não fazer sofrer mais os irmãos e também perguntou se podia levar umas toalhas e eu disse que podia levar as dela (o Pedro entretanto estava a falar com amigos e tinha ido para o quarto). 

Saí com ela já passava das 15h30, fomos ao Continente da Parede, fez compras para a casa e ainda me perguntou que coisas básicas podiam estar a faltar: 
Compras da Filipa: 
- detergente maquina da roupa (do Continente e do mais barato); 
- pano da loiça; 
- molas da roupa; 
- esponja de banho: 
- cabides; 
- 2 tupperwares; 
- rolos de cozinha; 
- pizzas; 
- 2 latas de atum Bom petisco; 
- azeite; 
- massa de cotovelos; 
- esparguete; 
- arroz agulha; 
- ovos; 
- 1 embalagem pequena de medalhões de pescada Pesca Nova; 
- 3 embalagens de carne; 
      
Disse que na véspera já tinha comprado (do que me lembro): 
- detergente da loiça; 
- esponja da loiça; 
- papel higiénico; 
- shampoos e thaiti-duche; 
- batatas pala-pala, 

Hoje gastou 50,69 €uros (eu paguei porque ela ainda não tem cartão multibanco e a seguir ela transferiu-me)...

Depois fui leva-la a "casa" e pelo caminho fui-lhe dizendo: 
- para tentar não prejudicar os estudos;  
- que não lhe ia pagar as mensalidades da Universidade porque este mês ia receber a bolsa que dava para pagar praticamente os 3 meses que faltam até Julho e depois aí acertávamos as contas porque nós os pais queremos lhe pagar o curso até ao fim;
- que tentasse estar mais presente na vida do Pedro, que ele só tem 10 aninhos, se bem que não o queria nem nos bairros nem com os amigos dela, quanto ao António ele já é grande portanto ele próprio é que decide;  
- disse que ia precisar da ajuda dela para depois fazer a matricula dos irmãos on-line;   

Quando chegámos à casa saí do carro e ela perguntou-me se ia entrar e eu perguntei-lhe se não podia e se ela não quisesse que não entrava e ela disse que podia entrar e ainda lhe levei 2 sacos, apresentou-me a 2 mulheres, uma era de certeza a dona como sendo; 
" É a minha Mãe..." e ainda me perguntou se gostava do quarto ao que lhe respondi que quem tinha que gostar era ela e ainda lhe disse para ela ter cuidado quando andasse por ali à noite, depois ela foi à cozinha para arrumar as coisas eu vim-me embora...

Se doí, doí, a casa é velha, as mobílias são velhas, a casa cheirava a tabaco (na melhor das hipóteses) e o coração saí apertadinho mas saí de cabeça erguida...

Vim pela auto-estrada e cheguei pelas 17h a casa...

Sem comentários:

Enviar um comentário